Wednesday, June 19, 2024

Censo Escolar registra aumento na evasão escolar do ensino médio

Levantamento é o principal retrato da educação básica, formado por três grandes etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.


Vinícius Gomes,
Delmara Lopes e
João Gandara
Fonte: G1.globo.com 
22/02/2024 


O governo divulgou no dia 22/02 o Censo da Educação Básica. O ensino médio se manteve com os piores índices de repetência e de abandono dos estudos. O Censo Escolar é o principal retrato da educação básica, formado por três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 

O Censo reúne dados de escolas, professores e alunos nas redes públicas e privadas. É nesse levantamento que os problemas aparecem e as políticas públicas devem começar a agir. Quarenta e sete milhões de estudantes estão matriculados na educação básica, que vão da creche à educação para jovens e adultos. Em relação a 2022, o número de matrículas em escolas particulares aumentou quase 5%. 

A rede pública perdeu 500 mil alunos. Segundo o Inep, estudantes migraram para a rede pública durante a pandemia e agora retornaram para a rede privada. No último ano, as matrículas em creches aumentaram para 4,1 milhões - ainda longe da meta de 5 milhões de crianças de até 3 anos nas creches. Mas está no ensino médio, reta final da Educação Básica, um dos grandes desafios da educação: a evasão escolar, que chegou a 5,9% em 2021, durante a pandemia da Covid. É o dado mais recente calculado pelo Inep. 

A consequência disso é um número preocupante: quase 70 milhões de brasileiros de 18 anos ou mais estão fora da escola ou não concluíram a educação básica. Um dado revelado e que mostra o tamanho do desafio. 

A Educação para Jovens e Adultos, conhecida como EJA, é a última oportunidade para quem não completou o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Em 2023, o número de matrículas era menor em 11 anos. As matrículas vêm caindo desde 2018.

Sala de aula vazia
Imagem: Nova escola



No comments:

Post a Comment